Energia solar com e sem bateria! Qual a diferença?

Energia solar com e sem bateria. Sistema off-grid e on grid. Energia fotovoltaica conectada a rede e autônoma. Todas essas definições servem para diferenciar as duas formas de geração de energia através de um sistema fotovoltaico.

Todos imaginam que o sistema fotovoltaico precisará de um banco de baterias que armazenará toda a energia gerada durante o dia para ser consumida depois. Esse é o sistema conhecido como autônomo.

Mas será que essa é a melhor aplicação para o seu caso? Qual a diferença de energia solar com e sem bateria? É o que vamos descobrir agora!

O SISTEMA AUTÔNOMO (COM BATERIAS).

Como o próprio nome já diz, você terá uma produção autossuficiente. Seu sistema suprirá diretamente a demanda de energia necessária.

Para esse caso a bateria é indispensável, pois é ela que garantirá o envio constante da energia necessária, estabilizando a eletricidade para seus equipamentos.

Além disso, sua principal função será armazenar eletricidade suficiente para momentos quando não há geração, por exemplo a noite.

Toda a energia gerada pelos seus painéis fotovoltaicos (1) passarão por um controlador de carga (2), que fará o controle do carregamento das baterias. Armazenada na bateria (3), sua eletricidade estará estabilizada para uso.

O inversor (4) converterá a energia de corrente contínua para corrente alternada (o padrão que utilizamos).

Feito isso, a energia estará disponível para ser utilizada em uma tomada (5), ou ponto de luz.

No final do mês, toda a energia “vendida” retornará para você como créditos que poderão ser abatidos da sua conta de luz em até 5 anos.

No sistema conectado à rede, você estará sempre abastecido pelo seu sistema fotovoltaico! Quando não houver geração (a noite), ou a produção for insuficiente a concessionária passa a abastecer a rede elétrica da sua residência.

Como você forneceu energia para a concessionária durante o dia, a eletricidade utilizada durante a noite será gratuita.

ENERGIA SOLAR COM E SEM BATERIA. QUAL DEVO INSTALAR?

Cada caso um sistema será o ideal. Mas se você é abastecido pela concessionária, o sistema conectado à rede é o mais indicado! Seu investimento é o mais barato, sua durabilidade maior e praticamente não existe manutenção.

Através da geração pelo sistema fotovoltaico conectado à rede, sua economia será imediata, podendo chegar a 95%. Você não sofrerá com o aumento de energia elétrica, poderá utilizar 100% do conforto da sua residência e ainda contribuirá para a preservação do planeta com a utilização de energia limpa!

[Heateor-SC]

VEJA MAIS POSTS