Qual o potencial do Brasil para geração de Energia Solar?

Muitos dizem que o Brasil é um gigante adormecido. No que se diz respeito à geração de energia solar através de sistemas fotovoltaicos essa afirmação é ainda mais verdadeira.

Países da Europa que estão à frente dessa tecnologia, como Alemanha e Itália, recebem cerca de 40% menos radiação, do que as regiões com menor capacidade de geração de energia elétrica através do sol aqui no Brasil. Nossa localização é privilegiada para que possamos instalar sistemas para microgeração e reduzirmos a conta de luz em até 95%. Uma prova disso é o crescimento do número de instalação de painéis fotovoltaicos em residências nos últimos anos.

Somente no ano de 2015, foram mais de 4.000 instalações de sistemas conectado a rede.

Com a possibilidade de ficar livre do aumento na conta de luz e gerar sua própria energia limpa, trazendo benefícios não só para seu bolso, mas principalmente para o meio ambiente, é cada vez maior o número de interessados por ter seu próprio sistema.

Após a publicação da Resolução Normativa 482 em abril de 2012, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) muita coisa vem mudando:

– A possibilidade de fornecer a energia para a concessionária, gerando créditos que podem ser usados em até 5 anos;

– A redução de preço dos equipamentos nos últimos 6 anos foi de 75%;

– A possibilidade de microgeração compartilhada e em condomínios;

– A constante capacitação de empresas para instalações e projetos de energia solar.

Todos esses pontos mostram o grande potencial que o Brasil tem, e confirmam cada vez mais que essa será a energia do futuro. E nós da Solar Valle, queremos colaborar para a instalação de sistemas de microgeração de energia solar em São José dos Campos, Jacareí, Taubaté e todas as cidades do Vale do Paraíba. Pois acreditamos que a geração de energia através de um sistema descentralizado é o futuro!

[Heateor-SC]

VEJA MAIS POSTS